Clique aqui!
X
Clique aqui e Peça seu Orçamento!
Clique aqui e Peça seu Orçamento!

Quais São os Tipos de Chapa de Drywall?

As chapas de drywall ou placas de gesso, como também são conhecidas, correspondem a uma chapa laminada com miolo de gesso e revestida com papel cartão de ambos os lados. Durante a instalação de drywall, essas placas são parafusadas em uma estrutura de aço galvanizado previamente montada, formando assim as famosas paredes de drywall.

Existe basicamente três tipos de chapas de drywall e cada uma tem aplicações diferentes. Falaremos hoje sobre cada tipo e a importância de conhece-los antes de iniciar sua obra.

CHAPA STANDARD (ST) COR BRANCA

A chapa básica ou Standard, bastante conhecida pela sua cor branca, é indicada para uso geral, sendo normalmente utilizada em paredes, forros e divisórias dentro de ambientes internos ou onde não há umidade, como em casas e escritórios.

CHAPA RESISTENTE À UMIDADE (RU) COR VERDE

Para ambientes úmidos, como cozinhas, áreas de serviço e banheiros, é obrigatório o uso desse tipo de chapa, pois em sua composição química existem elementos hidrofugantes, que previnem a absorção da umidade. Mas vale lembrar que mesmo a chapa sendo resistente à umidade, ela não é à prova d’água, devendo ser evitado seu uso em locais onde há umidade constante, como piscinas ou saunas. Para obter uma maior eficiência do produto, é possível complementar com o uso de selantes ou impermeabilizadores.

 

CHAPA RESISTENTE AO FOGO (RF) COR ROSA

 

Bastante utilizada em prédios e edificações, esse tipo de chapa é composta por fibra de vidro e elementos retardantes de chamas, garantindo maior resistência à altas temperaturas e ao fogo. Por custar um pouco mais que a chapa Standard, não é necessário seu uso em residências, mas, caso você opte por usá-las, sua instalação é simples e sem segredos.

Para locais em que existe grande risco de incêndio, seu uso é obrigatório e deve seguir as normas impostas pelo Corpo de Bombeiros ou órgãos competentes de cada cidade. Alguns exemplos de onde podem ser utilizadas: saídas de emergência, escadas enclausuradas, casas de shows, hotéis, laboratórios, cozinhas industriais, cinemas, ambientes fechados, etc.

 

POSSO USAR QUALQUER UMA DELAS EM MINHA OBRA?

Não. Antes de comprar a chapa de drywall para o seu projeto, é necessário verificar as condições do ambiente onde se deseja fazer a instalação, tais como medidas, riscos de incêndio, umidade do ar, acústica ou outros fatores que podem influenciar na qualidade final.

Geralmente, utiliza-se a chapa Standard (ST) em ambientes residenciais para construção de divisórias ou paredes de drywall, onde costumam ser locais secos e com temperaturas amenas. No caso de ambientes comerciais, deve-se ficar atento às recomendações ou restrições do local para adquirir o material certo e evitar prejuízos. Recomendamos que essa análise seja feita por um profissional especializado em instalação de drywall, pois só ele pode definir qual será a melhor solução para o ambiente.

Além dos três principais tipos de chapas que citamos acima, existem ainda chapas para isolamento acústico, chapas curvas (para fins arquitetônicos) e chapas personalizadas para projetos peculiares. A Inove trabalha com instalação de forro e parede de drywall em Curitiba e região, nossos profissionais são qualificados e possuem as ferramentas adequadas para realizar um serviço ágil e de qualidade. Se você precisa entender um pouco mais sobre o assunto ou quer decorar seu ambiente com drywall, fale com a Inove!



Deixe uma resposta