Clique aqui!
X
Clique aqui e Peça seu Orçamento!
Clique aqui e Peça seu Orçamento!

A Importância do EPI na Construção Civil

Garantir um local de trabalho seguro é essencial no cenário da construção atual. Enquanto o treinamento contínuo, os métodos e processos padrão e até mesmo a tecnologia de construção são meios de garantir a segurança em um local de trabalho, os trabalhadores precisam do equipamento de proteção adequado para agregar ainda mais a sua segurança. É por isso que, equipamento de proteção individual (EPI) é necessário, e se trata de um vestuário ou equipamento usado pelos trabalhadores quando eles estão trabalhando ainda mais em locais com um perigo potencial, podendo ser  algo como uma queda acentuada ou um produto químico perigoso.

De acordo com a lei, os empregadores são obrigados a fornecer locais de trabalho “seguros e saudáveis” para seus funcionários. O uso  de EPI não apenas reduz drasticamente o risco de acidentes com trabalhadores, mas também ajuda a reduzir os custos de compensação dos trabalhadores. Uma vez que minimizar os riscos e maximizar os lucros são objetivos fundamentais para todas as empresas de construção, um programa robusto de equipamentos de segurança é essencial para qualquer negócio de construção.

Quando é necessário o uso da EPI?

Para determinar oficialmente se os trabalhadores precisam ou não de EPI, verifique se de alguma forma o ambiente pode causar danos, como por exemplo:

  • Corpo : De temperaturas extremas (frio ou calor)
  • Pulmões : De inalar produtos químicos nocivos ou ar contaminado
  • Pele : De tocar em equipamentos ou materiais corrosivos
  • Cabeça e Pés :  Possível queda de algum material
  • Olhos :  De poeira, partículas voadoras ou salpicos de líquido

Instruir é necessário!

Inúmeras lesões no local de trabalho são causadas não pela falta de EPI disponível, mas pelos trabalhadores que optam por não usá-lo, mesmo quando sabem que deveriam. É por isso que o treinamento e a instrução a respeito da importância do uso de EPI é muito necessário. Educar e treinar seus trabalhadores sobre os riscos potenciais de não usar o equipamento certo é essencial para manter uma cultura em que a segurança é prioridade.

 

Curtiu as dicas? A Inove Curitiba É referência no segmento de construção civil, para saber mais sobre boas práticas continue acompanhando nossos artigos em nosso blog.

 

 

 

 



Deixe uma resposta